sábado, 26 de março de 2011

Tecnologia: instrumento, ferramenta ou elemento estruturante de um novo pensar?


A chegada dos computadores no campo educacional, trouxe algumas inseguranças e medos para os profissiosnais da área, e vão desde o temor de serem substituídos pelas máquinas, à falta de articulação das novas demandas tecnológicas com a sua prática em sala de aula e com o Projeto Político Pedagógico da U.E. Um comportamento que culmina com o uso instrumental dessas tecnologias. Para Lynn Alves (Revista da FAEEBA, 1998), o conceito que se atribui hoje às tecnologias, se ferramenta ou instrumento, na sua utilização em sala de aula, está na metodologia utilizada pelo docente para desenvolvê-la. Mesmo hoje com a inclusão tecnológica, muitos educadores apesar de terem noção do potencial das tecnologias, querem inseri-la em sua rotina, para estarem atualizados, mas não estão dispostos a rever as metodologias aplicadas no seu cotidiano.  Não se trata portanto da inserção das novas tecnologias, porque estas já estão nas escolas e na vida de nossos alunos. Tratamos agora, de fazer novas educações para uma nova geração que quer acompanhar e viver, o desenvolvimento tecnológico de seu mundo.

Para completmentar a leitura: A Escola na era digital

Deixe suas impressões!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário